
Área destinada ao plantio de soja deve crescer quase 3% em Mato Grosso, diz Imea
Primeira estimativa para safra 2022/23, revela que aproximadamente 307 mil hectares devem ser incorporados ao cultivo do grão no estado
Faltando pouco mais de 4 meses para o início do plantio da safra 22/23 de soja, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), divulgou a primeira estimativa para a nova temporada, com uma projeção de crescimento na área destinada à oleaginosa. A estimativa foi feita com base em consultas a produtores rurais e agentes de mercado.
A expectativa é de um aumento de 2,8% na área total, equivalente a quase 307 mil hectares. O avanço é motivado pela valorização do preço da oleaginosa, demanda aquecida e o cenário favorável para os preços dos subprodutos da soja. “Esse movimento é causado pela organização e preparação dos produtores de uma maneira antecipada. A gente já tem visto um movimento bastante forte de preparação dessas áreas, de conversão de área de pastagem e agricultura e também, do reposicionamento dos produtores em relação às áreas mais velhas”, afirma o superintendente do IMEA, Cleiton Gauer.
O incremento de área deve acontecer principalmente nas regiões que são consideradas “fronteiras agrícolas” no estado, como a norte (+10,97%), nordeste (+4,12%) e noroeste (+1,42%). O IMEA trouxe esclarecimentos quanto aos custos de produção e disse que mesmo estando elevado, isso não deve provocar redução na área plantada tendo em vista que os produtores já haviam se planejado para esse momento. Gauer salienta, porém, que o uso de fertilizantes será menor.
Fonte: IMEA
