Os insumos agrícolas são todo produto ou serviço essenciais para o processo de produção agrícola. Eles podem ser defensivos agrícolas, fertilizantes, máquinas e implementos agrícolas, equipamentos, e tudo aquilo preciso para produzir.
Segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), os insumos agrícolas são todos os fatores de produção utilizados visando garantir a nutrição e a proteção das plantas.
Com insumos agrícolas, você garante boas produtividades e qualidade do produto final.
É importante lembrar que existe diferença entre matéria-prima e insumo agrícola. A matéria-prima é todo material utilizado para a fabricação de um produto. Insumo é tudo aquilo utilizado no processo de produção. Ele pode ser um bem ou serviço.
Os insumos podem ser classificados como naturais (relacionados à matéria-prima), de trabalho (relacionados à mão de obra) e ao capital (relacionados ao investimento realizado no serviço ou produto).
Tipos de insumos agrícolas
Os insumos agrícolas podem ser mecânicos, biológicos e químicos. Confira a seguir as diferenças entre eles e alguns exemplos.
Insumos mecânicos
Os insumos mecânicos envolvem todo o maquinário, implementos agrícolas, ferramentas e equipamentos utilizados na produção.
Alguns exemplos desse tipo de insumo são:
- tratores agrícolas
- colhedoras
- pulverizadores
- e todos os sistemas de irrigação.
Insumos biológicos
Os insumos biológicos são produtos de origem microbiana, animal ou vegetal.
Os inoculantes de sementes, os biofertilizantes e os adubos orgânicos são exemplos desse tipo de insumo. As sementes e as mudas também são insumos biológicos.
Insumos químicos/minerais
Os insumos químicos/minerais são os produtos industrializados ou provenientes de material mineral.
Esse tipo de insumo inclui os defensivos agrícolas, como herbicidas, inseticidas e fungicidas sintéticos. O calcário e os fertilizantes inorgânicos, como o cloreto de potássio e o superfosfato triplo, também são exemplos de insumos químicos/minerais.
Importância dos insumos agrícolas para o agronegócio
Sem determinados insumos é impossível produzir. Assim, conhecer o que será necessário para o bom desenvolvimento da sua lavoura é fundamental para disponibilizar os insumos no momento certo.
De modo geral, os insumos agrícolas garantem o bom desenvolvimento das plantas. Também auxiliam no controle de pragas, doenças e plantas daninhas, reduzindo perdas na lavoura.
Eles são empregados tanto no sistema de produção agrícola convencional quanto no orgânico, conforme as características de cada um. A utilização dos insumos corretos e de forma racional está diretamente relacionada ao crescimento da produção agrícola.