Tecnologia no agricultura.

tec

O que é o agro 5.0?

A maioria dos estudiosos define o agro 5.0 como a conexão tecnológica de ponta a ponta do setor produtivo, ou seja, é uma agricultura mais conectada do começo ao fim da safra, que utiliza tecnologias de sensores trabalhando de forma integrada como caminho para produzir mais, melhor e com menos custos.
A tecnologia vem avançando e transformando os mais diversos mercados, porém, no agro, essa evolução está chegando a passos largos.
Muitos acreditavam que o setor teria uma evolução mais lenta em conectar todas as pontas, a pandemia do coronavírus, que tomou conta do mundo no ano retrasado (2020) e ainda está presente na nossa rotina, entretanto, acelerou esse processo e hoje os especialistas já apontam a presença do agro 5.0 na maioria das propriedades até 2022.

As agtechs e seu papel na disseminação do agro 5.0

Assim como qualquer avanço tecnológico, o agro 5.0 avança aos poucos, com empresas pioneiras no setor que aos poucos vêm crescendo e ganhando respaldo no mercado.


Essas empresas são chamadas de agtechs, empresas de tecnologia focadas no agronegócio, categoria onde a NetWord Agro se encaixa.


A importância das agtechs nesse cenário de mudanças e transformações é fundamental, visto que por serem essencialmente empresas de tecnologia, elas trazem para o agro uma dinamicidade e capacidade de adaptação mais do que necessária.

IoT (Internet das Coisas)

A internet das coisas já está no campo, ela pode ser encontrada em tecnologias embarcadas em diversos aparatos agrícolas. Porém, apesar de ter essa possibilidade no pátio de casa, muitos produtores rurais ainda não encontraram soluções onde entrem valer a pena usá-las.

É nesse cenário que o agro 5.0 vem para mudar, com a popularização das agtechs, soluções baseadas em IoT serão mais comuns.

Decisões baseadas em dados

Com tanta informação sendo gerada por equipamentos, VANTS e sensores, o empresário rural vai se sentir cada vez mais confortável em tomar decisões baseadas em dados (data driven), afinal, elas serão mais assertivas e, é claro, lucrativas.

Tecnologias preditivas

Na realidade da propriedade rural hoje, ainda se gasta muito por falta de informação. É nessa dor que as tecnologias preditivas moram, elas vêm para apontar os problemas da lavoura antes que eles aconteçam, oferecendo ao empresário rural ações mais inteligentes, econômicas e efetivas.
Podemos usar o exemplo da NetWord Agro, uma tecnologia que prevê pragas, doenças e daninhas que podem afetar a lavoura e emite um mapa de aplicação indicando apenas nos pontos da lavoura onde esses danos podem acontecer.
Dessa forma, ao invés do produtor precisar gastar com insumos para investir em toda lavoura, ele aplica apenas onde é necessário, economizando tempo e dinheiro.

Principais desafios do agro 5.0

Como nem tudo são flores, para conseguirmos testemunhar o agro 5.0 totalmente integrado em 2022, existem alguns desafios estruturais que o Brasil precisa superar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *